Beber água é a maneira mais eficiente e econômica para garantir o bom funcionamento do organismo e diminuir o inchaço do corpo. E não estamos falando de líquidos em geral: é água mesmo, insípida, inodora, incolor e importantíssima para a sua saúde.
Quando estamos bem hidratados, o volume de sangue no organismo aumenta. Com isso, as vitaminas e sais minerais chegam rapidamente às células, deixando a pele macia, o cabelo sedoso e as unhas fortes. Com mais água em circulação, o organismo não retém sódio, responsável pelo inchaço e assim ele diminui. Ele acontece mais frequentemente devido ao consumo exagerado de alimentos com sal ou antes de menstruar, período em que as mulheres estão na TPM – Tensão Pré Menstrual.
Refrigerantes e outras bebidas gaseificadas devem ser evitadas por quem sofre de inchaço. Esses gases dilatam o estômago causando desconforto e dá a impressão de que estamos cheios. Reduza o sódio do cardápio, pois esses alimentos seguram a água no corpo promovendo a retenção de líquido e causando a sensação de inchaço. Equilibre as fibras e líquidos, a quantidade mínima de fibras recomendada é de 30g por dia, combinada com a ingestão de dois litros de água em média. As fibras são encontradas em cereais, farelos, alimentos integrais, frutas e verduras.
Os alimentos para combater o inchaço são, especialmente, os alimentos ricos em água, como o pepino ou chuchu, melão ou melancia, por exemplo. Esses alimentos têm propriedades diuréticas que ajudam a aumentar a produção de urina e reduzir a retenção hídrica, diminuindo assim o inchaço do corpo.
Os especialistas recomendam ingerir de 1 a 2 litros de água por dia, que não devem ser substituídos por sucos ou refrigerantes.
A água é considerada o segundo nutriente mais importante para o organismo, só perdendo para o oxigênio. É de fundamental importância ingerirmos água, mas esse hábito costuma ser esquecido no nosso dia a dia.
Por isso tome mais água, pode ter certeza que seu corpo vai agradecer e sua saúde vai melhorar muit